Eixo do trike, versão maciça: mais performance
A Swizee tem se dedicado, há anos, em desenvolver inovações incrementais para o Drift Trike, assim como em promover o esporte no Brasil e no Exterior. Neste ano, juntamente com outras inovações, a marca anuncia ao mercado seu novo Eixo Maciço para Drift Trike com a promessa de que o componente vai contribuir para um melhor desempenho dos pilotos nas ladeiras, mas muitos se perguntam se o eixo tem importância a ponto de trazer essa melhoria. Você tem a mesma dúvida?
Para um leigo, inovação no eixo do trike parece não causar muito impacto no desempenho do equipamento. Tradicionalmente, a montagem de um drift trike partia dos itens de uma bicicleta BMX. Dela se aproveitava o garfo, o guidão e a roda dianteira. O quadro da BMX era serrado, arranjava-se pneus de kart e pronto? Quase. Faltaria apenas um eixo para estes pneus traseiros. Os mecânicos então soldavam um tubo em ponteiras de ferro, montavam os rolamentos, pneus, revestimento e finalizavam o trike. Que vantagem um eixo inovador pode trazer para o drift trike? Se quer mesmo saber, é só continuar lendo.
Eixo do trike maciço garante alinhamento 100%
O quadro soldado, segundo o piloto Lucas Touro, da equipe Animal, dependendo da qualidade do cano pode deformar. “A dirigibilidade de um trike com o eixo empenado é totalmente diferente de um eixo 100% alinhado”, afirma. O piloto já fez o teste com o novo eixo maciço da Swizee e explica essa inovação: “O novo eixo da Swizee foi feito com um material reforçado, sem soldas, o que garante alinhamento perfeito e isso significa uma traseira mais forte, curva com menos tração, menos desgaste das rodas, pneus e demais componentes do trike”, explica o piloto que tem se destacado nos campeonatos.
Você pegaria a estrada com seu carro desalinhado?
Foi com esse exemplo que o piloto mostrou porque o exclusivo eixo maciço da Swizee, além de deixar o trike mais ágil nas curvas, é considerado muito seguro. “O que vai acontecer se o seu automóvel estiver desalinhado? Fica mais difícil de dirigir e desgasta o pneu mais rápido. Você não dirige com segurança e se der de cara com uma curva fechada, dá aquele medo. Com o trike é a mesma coisa. Usando o novo eixo maciço da Swizee é muito improvável que a estrutura empene. O desgaste do pneu cai pela metade e a galera pode deslizar tranquilamente, com certeza”, reforça Lucas Touro.
Eixo maciço é mais pesado?
Está comprovado que o alinhamento é fundamental para garantir a pegada na pista, mas e a leveza? É tão importante quanto. Enquanto um eixo tradicional pesa cerca de 3,15Kg, ao contrário do que possa parecer, esse novo eixo maciço da Swizee pesa apenas 2,65Kg, ou seja 500g a menos que o eixo tradicional. Quem já sentiu esse benefício de tornar o carro mais leve é o piloto Lucas Ribeiro, o Lukinha, que já foi campeão brasileiro de trike “esse eixo maciço da Swizee é o mais leve do mercado atualmente. Ele deixa a traseira mais leve, o que deixa a saída da curva muito mais rápida porque o trike não desliza demais”, crava Lukinha.
São mudanças sutis, mas com muito resultado para mostrar. Afinal, o que faz o piloto e a prova são os detalhes e a precisão de engenharia do eixo maciço da Swizee pode ser aquela vantagem competitiva para te fazer subir mais um degrau no pódio.