March 15, 2019

December 17, 2018

Please reload

Posts Recentes

Red Bull Trike Strike 2017 apresenta prova desafiadora e muita diversão para os participantes

October 31, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Como começar a praticar esportes radicais

November 29, 2018

Os esportes radicais envolvem algum nível de risco físico. Esportes na água, em altura elevada, com velocidade alta, vento forte, enfim, os desafios são tão diversos quanto os tipos de esportes radicais existentes atualmente. Quando se pensa em começar a praticar esportes radicais, a primeira qualidade que vem a cabeça é coragem. Encarar uma aventura em alta velocidade ou chegar ao pico de uma montanha requer uma boa dose de coragem, mas para entrar no mundo dos esportes radicais é preciso cumprir regras básicas de segurança e estar preparado(a) em diversos aspectos. Confira algumas dicas!

 

 

Começando a praticar esportes radicais 

 

Cumpra as normas de segurança

Todo esporte radical exige o uso de equipamentos de proteção e segurança. Capacetes e acessórios que protegem as articulações, como joelheiras e cotoveleiras são essenciais. Para esportes como a escalada, os cabos devem ser de boa qualidade e estarem com a resistência adequada para casos de quedas.

 

Procure uma comunidade

As redes sociais facilitaram o contato entre diversas comunidades. É sempre bom contar com as dicas e com a experiência de quem já pratica um esporte há mais tempo. Além disso, estar acompanhado(a) pode ser muito útil em caso de acidentes para agilizar o socorro, caso necessário.

 

Estude o ambiente

Essa medida varia de acordo com o esporte escolhido. Por exemplo, para praticar o voo feito com paraglider, é fundamental avaliar as condições do vento, os obstáculos que podem aparecer durante o passeio, a área de pouso, entre outros fatores. Já um esporte no chão, como o speed ou drift trike, exige conhecer bem as manobras e comandos em cada nível de velocidade, além de ter em mente todas as características do percurso. Uma precaução válida para qualquer modalidade é sempre checar as condições meteorológicas para se prevenir em uma possível intempérie climática.

 

Faça uma avaliação médica

Qualquer prática esportiva exige um nível básico de preparo e condicionamento físico. Com os esportes radicais não é diferente. O esforço físico provoca uma descarga de adrenalina, que eleva a frequência cardíaca. Portanto, o corpo deve estar preparado para dar conta de toda a emoção dos esportes radicais. Passar por uma avaliação médica é importante para garantir uma prática segura, sem causar riscos à saúde.

 

Trabalhe a força e a resistência física

Muitos esportes radicais exigem força muscular e resistência física. Praticar escaladas, por exemplo, requer muita força nos braços e nas pernas. Exercícios de musculação, Pilates ou outras modalidades que trabalham o fortalecimento são muito bem-vindas para manter o corpo sempre preparado.

 

Se prepare para as adversidades

Para dominar as técnicas em qualquer esporte, treinar é essencial. Quando o assunto é esporte radical, as quedas e acidentes são inevitáveis e fazem parte da rotina para melhorar a performance. Por isso, a persistência para lidar com as adversidades e o esforço para melhorar sempre são qualidades essenciais para quem quer praticar esportes com uma pitada a mais de adrenalina. Os hematomas farão parte do aprendizado, assim como a satisfação por superar novos desafios.

Seja seguindo estas dicas, seja ao seu modo, pratique esportes radicais, pratique esportes de ação, ou simplesmente pratique esportes. A vida merece ser vivida com emoção.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
0